diário de gratidão #1 - determinação

6:02 PM

Preciso ser mais grata. Porque, apesar de fazer questão de agradecer por tudo o que fazem por mim, sou ingrata em relação às pequenas coisas.

Por isso e baseada no combo Flávia Calina + Diego Freire, resolvi criar um Diário de Gratidão pra mim.




Os vídeos deles que me inspiraram a fazer isto estão aqui e espero que eles te inspirem também. Detalhe: o conteúdo do vídeo da Flavinha começa em 02:18 ;)












Vou tentar fazer disto um hábito: toda segunda escrevo sobre algo que me marcou na semana anterior.

Hoje, vou agradecer pela determinação que tenho tido nos últimos tempos.








Acho que não é novidade pra ninguém que eu tô no perrengue loco pré-vestibular. Pois bem, estou. E eu tenho aprendido diversas coisas no processo. Porque, na realidade, o pré-vestibular não é uma fase, é um processo. Tem começo, meio e fim. Tem objetivo, ponto de partida, cronograma, planejamento e tudo o mais. É quase feito a partir de um fluxograma. Diga-se de passagem que também sou grata por entender isso. Ter amigas inteligentíssimas que compartilham o conhecimento extra-curricular via Facebook é uma dádiva que pouquíssimos tem a oportunidade de usufruir. Eu tenho. Obrigada, Jojoyço.

Enfim. Vestibular é loucura. Loucura.

Eeeeeeeentretanto, vejam só, tenho aprendido muitas coisas durante o percurso. Falo bastante delas lá no Lamúrias de Pré-Vestibulandas, mas queria compartilhar algo que tenho carregado fixamente no meu dia-a-dia.

O que eu aprendo todos os dias com esta chatice de precisar estudar é que tudo ao meu redor tem algo a me ensinar se eu sei onde quero chegar. Ou seja, são duas coisas: determinação e estar aberta a aprender novas coisas.

Sou da categoria de pessoas que aprende de todos os cantos e tira o melhor de todas as situações. Leio livros didáticos de história antes de dormir; leio clássicos da literatura de países super inusitados; leio sobre cultura externa; leio caixa de bolo. E se lendo sobre cultura externa aprendo sobre as diferenças que temos uns com os outros; lendo a caixinha de bolo aprendo que tudo na vida é feito a partir de uma sucessão de passos e que não adianta tentar mudar a ordem. Você não pode colocar os ingredientes no forno sem batê-los e também não pode colocar na embalagem da batedeira: vai derreter.

Tudo é fonte de aprendizado quando estou disposta a encarar dessa forma.

E tenho aprendido coisas inusitadas em todos os cantos. Dei sorte de nascer na ~~era virtual~~ e presenciar esse BOOM! do YouTube Brasil que trouxe diversas figurássas talentosérrimas pro conhecimento geral. Aprendo com coisas que as pessoas nem imaginariam. É o que o Diego Freire [vou falar dele durante todos os Diários de Gratidão, minha gente. O cara é o máximo. Confiram. De verdade ;)] chama de "olhar treinado": tem que perceber nos detalhes o que é bom e útil.

Isso me trouxe paz. O que podia passar batido e ser completamente chato e maçante, se torna razão de aprendizado. Comecei a compreender o porquê das coisas acontecerem. Talvez não na hora - é claro -, mas com o passar do tempo as coisas fazem sentido. E isso só acontece, porque eu permito que elas façam. Quero aprender com tudo o que for possível.

Troquei de objetivo. Esse foi o grande ponto da semana. Não quero passar no vestibular. Quero aprender cada vez mais. Se isso me levar pra USP [sonho de todo nerd, convenhamos], ótimo, maravilhoso, esplêndido. Se isso me levar pra uma faculdade privada que me traga novos aprendizados, que bom também. Tudo é fonte de aprendizado. 

Precisei abrir mão de muuuuita coisa pra perceber que a tentativa de ser passiva [passar no vestibular é uma passividade tão grande que caberia numa série de posts separada] não cabe em alguém tão pró-ativa como eu.

Pois bem, é por isso que sou grata: por saber onde quero chegar e, por isso, aprender a aprender [redundância necessária] com tudo o que for possível, tanto quanto for (im)possivel. :)

Sou grata por ter uma amiga inteligentíssima e extremamente competente. Sou grata por uma amiga que me faz companhia no Maravilhoso Mundo do Meu Quarto quando é preciso [ou quando nada é preciso - de precisão]. Sou grata por poder dividir a mesa do McCafé com gente que eu gosto. Sou grata por gargalhar na segunda de manhã. Sou grata por ser paciente. Sou grata por aprender com tudo. Sou grata por entender que uma universidade é só uma universidade. Sou grata por me permitir ser feliz. Sou grata por ser.

Sou grata e feliz por ser grata e feliz. 

You Might Also Like

0 comentários

mais lidos

poesiapoesiapoesia

poesiapoesiapoesia

no youtube